A arquitetura GICTEL (Gestão Integrada de Custos de TELecomunicações) é uma combinação de recursos de Informática e de processos que permite a administração de despesas de telecomunicações, a distribuição interna das mesmas (alocação aos centros de custos),acompanhamento de níveis de serviços e a gestão de contratos de seus clientes com terceiros.

A arquitetura é flexível, permitindo tanto uma implantação modular quanto a importação/exportação de dados com os sistemas que a empresa já possui, sem necessidade de alteração dos mesmos.

Elementos constituintes da arquitetura GICTEL:

Gestão de Custos de Telecomunicações - planejamento, implantação e execução.

Gestão de inventário - construção e manutenção de base para gestão de ativos que permita uma correta identificação da distribuição de recursos, bem como suportar o rateio e alocação de custos.

Redução de Custos de Telecomunicações - consultoria e prestação de serviços objetivando a redução de custos de Telecomunicações. Monitoramento periódico do mercado: operadoras, tarifas, contratos em andamento etc. e estabelecimento de rotas de menor custo.

Auditoria e Conciliação de Contas Telefônicas - verificação das contas telefônicas buscando a identificação de: distorções tarifárias, ligações cobradas erroneamente e cobranças indevidas, entre outras, em relação aos contratos e acordos firmados com as operadoras telefônicas. Suporte aos pleitos de ressarcimento junto às operadoras de telecomunicações, para as divergências contratuais identificadas ou itens que sejam passíveis de ressarcimento.

Relatórios financeiros - "reports" sobre os gastos por operadora/fornecedor, usuário, centro de custo, comparativo orçamentário, etc. (este serviço depende da estrutura de informações da empresa cliente).

Recomendações para Otimização da Infraestrutura - dimensionamento de links, troncos, PABX, interfaces, etc. Promove a análise e identificação dos fatores mais significativos da estrutura de telefonia e dados e sua utilização na empresa, incluindo-se o perfil de tráfego telefônico (fixo, móvel e VoIP), e acessos de dados e internet, bem como, os custos associados.

Suporte à Busca e Seleção de Fornecedores ("Procurement") - busca, seleção e avaliação de fornecedores e operadoras de telecomunicações.

Gestão de Fornecedores - gerenciamento dos fornecedores de Telecom (operadoras, prestadores de serviços de manutenção e fornecedores de "outsourcing") e seus contratos (prazos, valores, SLA e termos contratuais) incluindo procedimentos de recorrência ("escalation procedure").

ENTELCORP Ltda.Rua Santa Justina, 352 - Cj 124 CEP 04545-041 - São Paulo - SP Tel: (11) 3845-2388 Fax: (11) 3045-4287
entelcorp@entelcorp.com.br