A - Complexidade do cenário atual

O cenário atual de telecomunicações no país atravessa a segunda fase resultante do processo de privatização das telecomunicações, fase esta de consolidação de operações e reestruturação acionária das operadoras de telecomunicações, o que efetivamente dá início a uma competição mais agressiva entre as mesmas.

Esse cenário permite, aos usuários de serviços de telecomunicações, grandes oportunidades para a seleção de fornecedores, negociação de contratos e redução de custos operacionais, além da melhoria de qualidade desses serviços.

Por outro lado, apresenta maiores dificuldades para identificar claramente as melhores ofertas e propostas, devido à grande diversidade de modelos tarifários e de preços, de forma a poder utilizar a combinação mais adequada para o perfil de uso de sua empresa.

Para tanto, a utilização dos serviços de uma empresa especializada pode ser uma solução bastante eficaz para a obtenção dos benefícios esperados dentro desse cenário competitivo.

B - Cenário futuro

A continuidade de fusões e aquisições das operadoras de telecomunicações no mercado nacional tende a uma concentração em pequeno número de operadoras e, por consequência, menor número de opções.

As operadoras estão se tornando mais rígidas em suas negociações, objetivando melhorar sua rentabilidade e o retorno de investimento a seus acionistas. Com isso, o grande espaço que havia para negociações envolvendo redução de tarifas, passa a se reduzir.

Dessa forma, as negociações (e renegociações) de contrato se tornam mais complexas e exigirão boa dose de criatividade para melhor explorar as opções em benefício das empresas clientes.

ENTELCORP Ltda.Rua Santa Justina, 352 - Cj 124 CEP 04545-041 - São Paulo - SP Tel: (11) 3845-2388 Fax: (11) 3045-4287
entelcorp@entelcorp.com.br