Um serviço de TEM é caro?

Talvez - Se tiver foco exclusivo em auditoria de contas, pois poderá identificar pequenas divergências que originarão ressarcimentos de pequena monta, frustrando a ambos, contratado e contratante.
Não - Se tiver foco em toda a estrutura de telecomunicações e processos e não apenas em análise de contas.
Não - Se apoiar as análises internas e recomendar estratégias de negociação, propor revisão de alguns processos para melhor utilização de recursos de telecomunicações.
Não - Se a empresa contratada for realmente parceira na busca de oportunidades de redução de custos, efetuando sua gestão adequadamente, apoiando as áreas de Compras, Contas a Pagar e Finanças, gerando relatórios e dados que permitam a adequada tomada de decisão.
Definitivamente Não - Se a empresa contratada tiver perfil para prover consultoria e atuar em diversas esferas de Telecomunicações e, até mesmo, em TI. Que possa, no caso de multinacionais, interagir com os grupos globais. Que seja independente em suas recomendações, sem vínculo de qualquer natureza com fornecedores ou operadoras.

Auditoria de Contas é redução de custos?

Não. A atividade de Auditoria de Contas detectará cobranças indevidas ou incorretas, identificando oportunidades para ressarcimento de despesas incorridas. A Auditoria de Contas não analisa sua estrutura de custos, processos de negócios, forma de uso dos recursos de telecomunicações e também não pesquisa oportunidades possíveis de redução de custos.

Ouvi dizer que devo fazer Auditoria de Contas antes de contratar serviço de Gestão de Custos. É verdade?

Não é verdade. A Auditoria de Contas pode ser feita a qualquer momento e, postergar o início da Gestão de Custos, certamente adiará a obtenção dos benefícios e economias que geralmente são proporcionadas pela Gestão de Custos.
Se a empresa que for contratada para a Gestão de Custos for capaz de realizar também a Auditoria de Contas, este trabalho se beneficiará da implantação da Gestão de Custos e poderá apresentar melhores resultados.

Não tenho orçamento para contratar serviços de Gestão de Custos. Como posso convencer os altos executivos da empresa que esses serviços se pagam por si?

A resposta que pareceria óbvia seria a de contratar esses serviços com a remuneração baseada nos resultados apresentados ("success fee"). Porém, pode não ser a melhor resposta, pois há vários casos em que a remuneração sobre os resultados apresentados superaria o custo de contratação por valores fixos.

A contratação de uma empresa idônea e confiável por valores fixos, desde que possua um histórico comprovado, certamente trará resultados que excedam em muito o custo de seus serviços.

Isso se explica pelo fato da empresa contratada não ter foco em ganhos de curto prazo, limitando-se às tarifas e faturas, porém procurará oportunidades adicionais para a melhoria do perfil de custos, incluindo ações e processos internos.

Há diversos exemplos de que ações e mudança de processos internos resultam em redução de custos de centenas de milhares de reais por ano, que dificilmente seriam obtidas por empresas que são remuneradas por "success fee".

Algumas das empresas que focam exclusivamente "success fee" apresentam práticas que podem prejudicar a relação de sua empresa com seus fornecedores.

Recentemente renegociamos nossos contratos e tarifas e ficamos satisfeitos. Assim, não preciso de serviços de Gestão de Custos de Telecomunicações. O que você me diz disso?

Não se pode afirmar com certeza de que sua empresa se beneficiará integralmente dos ganhos projetados na negociação. Isso porque, como acontece com parte significativa das empresas, as tarifas são colocadas em prática, porém não são exploradas as oportunidades trazidas pelas mesmas.
Dependendo da base de referência utilizada na negociação das tarifas, o resultado poderá ser inferior ao esperado, pois algumas oportunidades não puderam ser identificadas e exploradas nessa negociação.

ENTELCORP Ltda.Rua Santa Justina, 352 - Cj 124 CEP 04545-041 - São Paulo - SP Tel: (11) 3845-2388 Fax: (11) 3045-4287
entelcorp@entelcorp.com.br